O sucesso internacional de El Sistema venezuelano teve um mérito incontestável: colocou a música na ordem do dia dos gestores culturais de muitos países. Mas cada país tem suas peculiaridades.

           

Num país de dimensões continentais como o Brasil, é impossível para o Estado investir a ponto de construir teatros, escolas e fornecer instrumental de orquestra, além de profissionais categorizados que o país sequer possui em volume mínimo.

           

Por esta razão foi criado o projeto ORQUESTRANDO O BRASIL, tendo como símbolo o maestro e pianista João Carlos Martins. Sua própria orquestra, nascida dez anos atrás e composta inicialmente por 18 músicos voluntários, hoje se afirma como uma das maiores orquestras do Brasil com 65 músicos, e constitui exemplo do que é possível fazer com competência e determinação.

           

O eixo central de ORQUESTRANDO O BRASIL é construir uma relação permanente, on line, com músicos de todo o país. Depois de identificá-los, uma central completa de comunicação digital lhes dará todo suporte para, a partir dos recursos humanos e físicos de sua comunidade, liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. O ponto de partida pode ser a banda, um grupo de câmara, os músicos da igreja ou mesmo um coral.

Resumo 

Executivo

ORQUESTRANDO O BRASIL estabelecerá um contato diário com os milhares de profissionais e amadores da música que tocam a duras penas projetos locais. Desse modo, em poucos anos se alterará radicalmente a face da vida musical no Brasil. Em vez de uma super orquestra rodeada de outras três ou quatro de boa qualidade – e mais uma ou duas dezenas de grupamentos sofríveis -, haverá centenas de entidades musicais distribuídas por todo o território nacional. Desde grupos corais, de câmara, bandas sinfônicas até as orquestras.

           

O modelo irá permitir a comunicação permanente e em tempo real entre o profissional em sua cidade e uma central acessível todos os dias. O isolamento destes milhares de músicos espalhados por todo o Brasil deixará de existir, graças à tecnologia da informação.

 

Esta é a base de ORQUESTRANDO O BRASIL.